domingo, 27 de setembro de 2009
Should I stay or should I go?
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Tens razão Miguel, tens razão...
"Penso nisto, enquanto tomo o meu cafezinho da manhã no estabelecimento do sr. Antunes e meditando no que tinha lido antes de vir para cá, na net: os comentários online de leitores de dois jornais portugueses à campanha eleitoral em curso. Não sei francamente, que tipo de amostra representarão eles dos portugueses de Portugal. Não faço ideia, não me atrevo e nem desejo especular. Mas ali encontro, derramados em todo o seu esplendor (e como em tantos outros sites e blogues da net), os dois piores defeitos, se não mesmo características, do portuguezinho: a inveja e a cobardia.
A inveja dos medíocres para com os que se destacam ou triunfam, e a cobardia dos anónimos, dos que só têm coragem quando o inimigo está de costas ou a mão que atira a pedra é escondida. Já o disse uma vez e já o penso há muito: a net e o seu anonimato garantido parecem inventados de encomenda para servirem os piores defeitos dos portugueses. Não que a política ou os políticos não mereçam tantas vezes desconsideração ou mesmo repúdio. Mas o teor e a arrogante ignorância destes comentários, a viscosa inveja que deles transparece sem subterfúgios, o tom de ofensa e calúnia pessoal com que tratam qualquer político, as escabrosas difamações pessoais como argumento de razão, são simplesmente deprimentes e chegam a ser revoltantes."
Escrevo este post com um sincero desejo que muitas mentalidades mudem, para bem de todos nós!
Where is the sun, China?
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Viajar é uma coisa linda
Conhecer novas culturas, novas paisagens e novas pessoas é das coisas mais emocionantes da vida. E esta viagem, que há alguns anos desejava fazer, foi isso mesmo. Nem o facto de por vezes dormir ao relento e de comer mal atenuaram a beleza desta experiência, acho até que estes aspectos ajudaram a que fosse uma experiência de vida autêntica, sem o conforto que nós, habitantes dos chamados países desenvolvidos, nos habituámos.
Ver com os meus próprios olhos construções da antiga civilização Grega em Atenas, ouvir a chamada para as orações muçulmanas na Turquia, constatar que ainda existem muitas marcas da guerra em Sarajevo, guerra que levou à morte de milhares de pessoas, contemplar as belezas da natureza na Eslovénia, participar numa batalha de tomates em Espanha, todos estes são exemplos da riqueza que se adquire neste tipo de viagens, em que se procura realmente conhecer os locais que se visita.
Esta foi um experiência de tal forma marcante que só me apetece fazer outra. É que isto é mesmo viciante...
