
All rights reserved.
"Penso nisto, enquanto tomo o meu cafezinho da manhã no estabelecimento do sr. Antunes e meditando no que tinha lido antes de vir para cá, na net: os comentários online de leitores de dois jornais portugueses à campanha eleitoral em curso. Não sei francamente, que tipo de amostra representarão eles dos portugueses de Portugal. Não faço ideia, não me atrevo e nem desejo especular. Mas ali encontro, derramados em todo o seu esplendor (e como em tantos outros sites e blogues da net), os dois piores defeitos, se não mesmo características, do portuguezinho: a inveja e a cobardia.
A inveja dos medíocres para com os que se destacam ou triunfam, e a cobardia dos anónimos, dos que só têm coragem quando o inimigo está de costas ou a mão que atira a pedra é escondida. Já o disse uma vez e já o penso há muito: a net e o seu anonimato garantido parecem inventados de encomenda para servirem os piores defeitos dos portugueses. Não que a política ou os políticos não mereçam tantas vezes desconsideração ou mesmo repúdio. Mas o teor e a arrogante ignorância destes comentários, a viscosa inveja que deles transparece sem subterfúgios, o tom de ofensa e calúnia pessoal com que tratam qualquer político, as escabrosas difamações pessoais como argumento de razão, são simplesmente deprimentes e chegam a ser revoltantes."
A minha relação com os U2 mudou. Já não sinto que eles marcam a minha vida como o fizeram em tempos.
Tenho o último álbum deles porque mo ofereceram. A venda dos bilhetes para a próxima digressão já começou há algum tempo, mas está a passar-me completamente ao lado. Assino a mailing-list da U2Portugal (um grupo de fãs) há uns 7 anos, mas neste momento só devo ler cerca de 5% dos e-mails enviados, ao contrário dos quase 100% que lia há algum tempo atrás.
A fase da paixão passou… Neste momento é só amor… Um amor maduro, sem as loucuras da adolescência…
Como prova de que não é o decréscimo da qualidade da sua música que fez com que me quase desligasse deles, aqui vai uma música do último álbum que deve ser das melhores coisas que eles fizeram nos últimos 20 anos.
Obrigado U2!
There was a big city businessman who once went on holiday to a faraway beach. One day he walked past a local fisherman who was lazing around, with his fishing rod in the water, enjoying the sun and a beer.
The city man’s mind went to work immediately. The fishing spot was a gold mine, and a serious fishing business would thrive in the area. “Why are you so stupid?” he asked the fisherman. “Get some boats, hire some extra hands, and in a few years you will turn your little shop into a million-dollar business!”
The local man asked him. “And what would you do once you have a million dollars?”
The city man stared back blankly. “Why, I would have so much free time I could sit around in the sun all day and drink beer!”